Trump considera 'insultantes' declarações de Macron sobre FFAA europeias
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, denunciou na noite desta sexta-feira, ao chegar a Paris, as declarações "muito insultantes" de seu homólogo francês, Emmanuel Macron, sobre a criação de Forças Armadas europeias.
"O presidente Macron acaba de sugerir que a Europa crie seu próprio Exército para se proteger de Estados Unidos, China e Rússia", tuitou, enquanto o avião presidencial aterrissava.
"Muito insultante, mas talvez a Europa deva antes pagar sua parte na Otan, que os Estados Unidos subvencionam amplamente!".
Macron e Trump têm um encontro agendado para a manhã deste sábado, no Palácio do Eliseu, sede da presidência francesa.
Esta é a segunda visita de Trump à França desde que assumiu a presidência, em janeiro de 2017. Neste mesmo ano, em 14 de julho, o líder americano assistiu o desfile militar que a cada ano a França organiza no dia de sua festa nacional.
Em seu tuíte, Trump parece comentar as declarações realizadas na terça-feira passada por Macron, que defendeu a criação de "um verdadeiro Exército europeu" para melhor proteger a Europa.
"Não protegeremos os europeus se não decidirmos ter um verdadeiro Exército europeu", disse o presidente francês, citando a ameaça de "China, Rússia e inclusive dos Estados Unidos".
A União Europeia não tem Forças Armadas, mas o tema é recorrente e delicado, já que envolve a soberania dos diversos Estados europeus.
Em 2019 foi acertado um Fundo Europeu de Defesa para desenvolver as capacidades dos Estados e promover a independência estratégica do bloco.
A França iniciou em paralelo com oito sócios europeus e independentemente da Otan um grupo de intervenção destinado a realizar rapidamente operações militares e assistência em caso de desastre.
Trump participará no domingo, ao lado de 60 chefes de Estado e de governo, de uma cerimônia no Arco do Triunfo em Paris na qual Macron discursará.
Durante o final de semana visitará os cemitérios americanos de Bois Belleau, 100 km a leste de Paris, e de Suresnes, no subúrbio da capital francesa.