Governo disposto a continuar diálogo com a oposição na Nicarágua
O governo nicaraguense disse nesta segunda-feira que está disposto a continuar o diálogo com a oposição, suspenso na semana passada pela falta de acordos sobre questões cruciais, para alcançar assim um "entendimento nacional" e superar a crise que se seguiu à repressão de uma onda de protestos.
"A delegação do governo na mesa de negociações ratifica às famílias nicaraguenses e à comunidade internacional nossa vontade inabalável e compromisso de continuar trabalhando para a compreensão nacional e a paz em nossa Nicarágua", disse o Ministério das Relações Exteriores em um comunicado.
O diálogo começou em 27 de fevereiro para tentar resolver a crise que o país atravessa há um ano devido aos protestos que levaram à demanda pela renúncia de Ortega.
A repressão deixou pelo menos 325 mortos, centenas de detidos e milhares de exilados.
Depois de mais de um mês de negociações, as partes encerraram na quarta-feira passada o diálogo sem acordos sobre as questões de democratização e reformas eleitorais, que são rejeitadas por Ortega.
Houve também divergências sobre a aplicação da justiça aos responsáveis pela repressão dos protestos, embora as partes tenham deixado em aberto a possibilidade de retornar à mesa após um período de "reflexão".
bm/mas/rsr/cn