Trump promete levar qualquer tentativa de impeachment à Suprema Corte dos EUA

Por

Donald Trump

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, prometeu combater qualquer esforço de parlamentares democratas para iniciar um processo de impeachment contra ele devido ao inquérito do procurador especial Robert Mueller sobre a Rússia, dizendo que levará qualquer batalha legal à Suprema Corte, apesar do poder constitucional do Congresso para afastá-lo.

"Se os democratas algum dia tentarem um impeachment contra mim, a primeira coisa que eu faria seria ir à Suprema Corte", escreveu Trump no Twitter.

A Constituição dos EUA atribui o "poder único" do impeachment à Câmara dos Deputados e ao Senado.

Os democratas, que controlam a Câmara, continuam divididos na questão do impeachment, apesar de ter surgido uma nova frente em suas investigações sobre Trump, o que desencadeou uma nova batalha legal com a Casa Branca enquanto Trump rejeita qualquer nova ação do Congresso para supervisioná-lo.

A presidente da Câmara, Nancy Pelosi, e outros líderes democratas vêm mostrando cautela a respeito de um afastamento de Trump antes da eleição presidencial de 2020, mas correligionários da ala mais liberal do partido exigiram o início de procedimentos de impeachment.

As conclusões do procurador especial Robert Mueller, divulgadas em um relatório na semana passada, indicaram que Trump obstruiu a Justiça e observaram que o Congresso pode questionar se o presidente violou a lei. Mueller ainda concluiu que não há indícios suficientes para estabelecer algum conluio entre Moscou e a campanha presidencial de 2016 de Trump.

Trump disse que as conclusões o isentam de qualquer irregularidade e pediu uma investigação sobre o início do inquérito.

"Esperamos por Mueller e vencemos, então agora os democratas procuram o Congresso como sua última esperança!", tuitou nesta quarta-feira.

(Reportagem de Susan Heavey e Makini Brice)