MUNDO

Captura de equipamentos e aeronaves militares americanas pelo Talibã gera alerta na Europa e EUA

.

Por JORNAL DO BRASIL
[email protected]

Publicado em 18/08/2021 às 10:39

Alterado em 18/08/2021 às 13:00

Preocupadas com a tomada de poder pelos talibãs, as Forças Armadas da Noruega alertaram para os riscos destes equipamentos ficarem nas mãos do novo governo afegão Foto: Reuters / Stringer

Após assumir o poder no Afeganistão, o Talibã se apoderou de um importante arsenal militar dos EUA, como helicópteros, caças, equipamentos de Defesa, acessando todo o inventário fornecido pelos norte-americanos ao país.

De acordo com o portal Defense News, fotos e vídeos compartilhados nas redes sociais mostram os talibãs próximos de um avião de ataque A-29 e de um helicóptero MD-530.

[Talibã captura [helicópteros] Black Hawk no aeroporto de Kandahar.]

Perante a situação, o portal questiona sobre o que os EUA poderiam fazer a respeito, visto que as forças afegãs operavam um total de 211 aeronaves, com aproximadamente 167 aviões e helicópteros disponíveis.

Até o momento, o Departamento de Defesa dos EUA não confirmou quantas aeronaves foram capturadas pelo Talibã (organização terrorista proibida na Rússia e em outros países), já que diversos pilotos afegãos voaram para os países vizinhos a bordo de aeronaves.

[Talibã capturou um avião de ataque A-29 Super Tucano e um helicóptero militar leve MD-530F no aeroporto de Mazer-i-Sharif.]

Durante um briefing no Pentágono na segunda-feira, o major-general Hank Taylor, vice-chefe do Estado-Maior Conjunto para operações regionais, disse que não tinha informações sobre se o Exército dos EUA tomaria medidas para evitar que aeronaves ou outros equipamentos militares fossem capturados ou usados pelo Talibã.

A Força Aérea afegã operava 23 aviões de ataque A-29, quatro aviões de transporte C-130 e um total de 33 versões militares do Cessna Caravan, sendo que alguns deles foram adaptados para missões de ataque.

Além disso, aproximadamente 150 helicópteros, incluindo os americanos UH-60 Black Hawk e MD-530, bem como os soviéticos Mi-17, que as forças afegãs estavam retirando de serviço.

Preocupadas com a tomada de poder pelos talibãs, as Forças Armadas da Noruega alertaram para os riscos destes equipamentos ficarem nas mãos do novo governo afegão.

"Os equipamentos que nós pretendíamos doar [às forças afegãs] incluíam dois veículos leves todo-o-terreno, ATVs, um total de seis Toyota Land Cruiser blindados, diversos contêineres, alguns equipamentos e insumos", afirmou o coronel e chefe do Departamento de Logística das Forças Armadas, Morten Anderssen.

Anderssen enfatizou que, mesmo havendo poucas probabilidades de este armamento elevar as capacidades do Talibã, não se pode descartar os riscos de ele cair nas mãos dos membros do grupo.(com agência Sputnik Brasil)

Tags: