G7 reitera compromisso com apoio militar à Ucrânia
...
Os membros do G7 reiteraram neste sábado (18) sua determinação de manter o apoio militar à Ucrânia contra a invasão promovida pela Rússia, que completa um ano no próximo dia 24 de fevereiro.
Os ministros das Relações Exteriores do grupo se reuniram durante a Conferência de Segurança de Munique, na Alemanha, na presença de seu homólogo ucraniano, Dmytro Kuleba.
No documento final do encontro, os membros do G7 (Alemanha, Canadá, EUA, França, Itália, Japão e Reino Unido) reiteram sua "determinação em continuar apoiando a Ucrânia no exercício de seu direito de se defender da invasão russa, fornecendo inclusive assistência militar e de defesa".
Além disso, as sete potências definem como "inaceitável" a "retórica nuclear irresponsável da Rússia" e cobram a desmilitarização da central de Zaporizhzhia, maior usina de energia atômica da Europa e que é ocupada pelas tropas de Moscou.
O grupo também defende a expansão das exportações de cereais ucranianos através do Mar Negro e denuncia o "uso contínuo por parte da Rússia da manipulação de informações e de campanhas de desinformação em nível global".
À margem da reunião do G7, o ministro das Relações Exteriores da Itália, Antonio Tajani, teve um encontro bilateral com Kuleba e reiterou o apoio de Roma a Kiev. (com agência Ansa)