Comandante brasileiro assume controle de bairro de Porto Príncipe
Agência EFE
PORTO PRÍNCIPE - O comandante das tropas brasileiras da Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (Minustah), coronel Barroso Magno, assegurou nesta terça-feira que suas tropas tomaram o controle do conflituoso bairro de Boston, em Porto Príncipe.
- Somos muito populares agora em Boston - declarou o coronel a uma emissora local, após destacar o 'sucesso' das operações que a Minustah realizou em busca de armas e esconderijos dos grupos armados que atuam no bairro, situado em Cité Soleil, região mais conflituosa da capital haitiana.
Na segunda-feira, os capacetes azuis do contingente brasileiro distribuíram água potável aos habitantes de Boston, acrescentou o oficial.
Durante a operação de sexta-feira, que se prolongou com menor intensidade no fim de semana, foram detidos oito supostos integrantes do grupo criminoso 'Evens', apelido pelo qual é conhecido o líder armado que controla o bairro de Boston.
Além disso, as tropas da ONU tomaram posse da base 'Jamaica', centro de operações do 'Evens'.
Um total de 4 mil projéteis, uma arma de grande calibre, 40 telefones celulares e documentação de pessoas que tinham sido seqüestradas na capital foram encontradas em uma das casas revistadas pela Minustah.
O coronel Magno também confirmou que os integrantes dos grupos tinham um plano de defesa para o caso de um ataque da Minustah.
O oficial brasileiro expressou sua convicção de que, mais cedo ou mais tarde, Evens será capturado 'porque agora é a Minustah que controla a área' e anunciou novas operações dos capacetes azuis em outros setores de Cité Soleil.
O comissário de Polícia de Porto Príncipe, Michel Ange Gédéon, anunciou a detenção de 16 supostos membros do 'L'armée Ti Manchèt' (Exército da Machadinha), grupo armado que opera no bairro de Martissant, um dos principais pontos de violência de Porto Príncipe.
Segundo o responsável policial, 12 dos detidos foram identificados pela população local como integrantes do grupo armado, que há aproximadamente dois anos disputa o controle da região com outra facção, denominada Base Pilate.
As operações da Polícia, realizadas conjuntamente com apoio das forças da Minustah, continuarão nos próximos dias, anunciou Ange Gédéon, nas áreas de Ti Bois e Grand Ravine (ambas dentro de Martissant) e contra a Base Pilate.