Bush diz que compartilha objetivos com Putin, apesar de 'desacordos'
Agência EFE
WASHINGTON - O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, destacou nesta quarta-feira os objetivos que compartilha com o presidente russo, Vladimir Putin, apesar dos 'desacordos' que possa haver entre ambos.
- É uma relação complicada, em que há divergências. Mas também é uma relação na qual podemos encontrar terreno comum para solucionar problemas - afirmou Bush.
Em entrevista coletiva, o líder americano assegurou que 'este é o espírito com o qual irá seguir trabalhando com Vladimir Putin'.
Como exemplo, Bush citou questões nas quais os EUA e a Rússia colaboram de forma estreita, como os problemas nucleares do Irã e Coréia do Norte, e outras nas quais existem desacordos, como a da ampliação da Otan, que Bush acredita ser 'positiva'.
- Apesar das divergências que possam existir, Putin continua sendo a mesma pessoa, de vontade ferrenha - acrescentou.
Com estas declarações, Bush acabou com a polêmica suscitada no fim de semana passado, quando o presidente russo criticou os EUA por tentarem impor sua vontade no resto do mundo.
Em discurso realizado em uma conferência sobre segurança, em Munique (Alemanha), Putin acusou Washington de ignorar o direito internacional, e querer impor sua vontade no mundo.
O líder russo disse que os EUA fazem do mundo um lugar mais perigoso, ao impor políticas com as quais procuram se transformar nos 'senhores do universo'.
Assegurou ainda que os EUA 'ultrapassaram suas fronteiras nacionais em todos os sentidos', e que impulsiona uma nova corrida armamentista global.