Abbas e Haniyeh iniciam reunião para formar Governo de união nacional
Agência EFE
GAZA - O presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, e o primeiro-ministro Ismail Haniyeh, iniciaram a reunião em que começarão os trabalhos para a formação de um Governo de união nacional.
Abdel Hakim Awad, porta-voz do Fatah, disse que foi realizada, no início da tarde, uma primeira reunião, na qual os dirigentes "decidiram colocar em funcionamento os mecanismos para formar o novo Governo'.
O novo Executivo será liderado pelo Hamas e pelo Fatah, embora também deva incluir representantes de outras facções e políticos independentes.
Segundo Hakim Awad, as partes esperam que o processo esteja concluído dentro de um prazo de duas semanas.
O porta-voz não soube dizer se o primeiro-ministro apresentará hoje sua renúncia a Abbas, passo legal necessário para a formação de um novo Governo.
Fontes do Hamas disseram que Haniyeh conversou hoje, por telefone, com o ministro de Assuntos Exteriores da Arábia Saudita, Saud Al-Faisal, e lhe prometeu que o próximo Governo será fiel 'ao espírito e ao acordo assinado em Meca'.
A Arábia Saudita intermediou o encontro entre os dois grupos palestinos, para que deixassem de lado suas diferenças e negociassem um acordo de união nacional.