Rice diz que potências usarão Conselho de Segurança contra Irã

Por

REUTERS

BERLIM - A secretária de Estado dos Estados Unidos, Condoleezza Rice, disse nesta quinta-feira que as potências mundiais planejam usar todos os canais disponíveis e o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) para fazer com que o Irã suspenda seu trabalho nuclear e dê início a negociações.

- Reconfirmamos que vamos usar nossos canais disponíveis e o Conselho de Segurança para tentar alcançar esse objetivo - afirmou Rice após um café da manhã em Berlim com ministros de Relações Exteriores de Alemanha e Rússia e o chefe de política exterior da UE, Javier Solana.

Um relatório da agência nuclear da ONU a ser divulgado nesta quinta-feira deve confirmar que o Irã aumentou em vez de suspender seu programa de combustível nuclear, expondo Teerã a sanções mais amplas devido aos temores de que esteja buscando secretamente adquirir bombas atômicas.

Rice disse que o foco do Conselho de Segurança sempre foi fazer com que o Irã voltasse às negociações.

- A esperança é que sanções mostrem aos iranianos...que este isolamento vai aumentar com o tempo e chegou o momento de adotar um curso diferente - disse ela.

Rice explicou que está aguardando o relatório do diretor da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Mohamed ElBaradei.

- Assim que ela receber o relatório, as potências mundiais vão discutir 'o melhor caminho à frente - disse ela.