Atentado suicida mata três e fere cinco em delegacia de Diyala
Agência EFE
BAGDÁ - Pelo menos três policiais morreram e outras cinco pessoas ficaram feridas, entre elas dois civis, quando um suicida detonou os explosivos que levava presos ao corpo perto de uma delegacia na província de Diyala, ao nordeste de Bagdá.
Fontes policiais disseram à Efe que o suicida carregava um cinto de explosivos e detonou-o na delegacia de Balad Ruz, perto de Baquba, no centro da província.
Ainda nas proximidades de Baquba, que fica 65 quilômetros ao nordeste de Bagdá, nove soldados americanos morreram na explosão de um carro-bomba em frente a uma base militar, anunciou na terça-feira o comando militar dos Estados Unidos.
Outros 20 militares ficaram feridos no ataque, que provocou o maior número de baixas em uma só ação contra tropas americanas em mais de dois anos no Iraque.
As autoridades acham que os insurgentes sunitas fugiram de Bagdá devido ao plano de segurança, em vigor desde 14 de fevereiro, e que buscaram refúgio nas províncias próximas à capital, como Diyala.
Em outros incidentes registrados nesta quarta-feira, pelo menos três pessoas morreram e outras 16 ficaram feridas em três diferentes atos de violência em Bagdá e no norte do país, informaram fontes policiais.
Segundo as fontes, um capitão da Polícia morreu e dois agentes ficaram feridos quando o veículo em que viajavam passou sobre uma mina em Salman Pak, ao leste de Tikrit, capital da província sunita de Salah ad-Din.
Em Bagdá, duas pessoas morreram e oito sofreram ferimentos quando uma bomba explodiu perto de um posto de gasolina no nordeste da cidade.