Bento XVI incentiva estilos de vida que respeitem o meio ambiente

Por

Agência EFE

CIDADE DO VATICANO - O Papa Bento XVI ressaltou a necessidade de incentivar estilos de vida que respeitem o meio ambiente em um telegrama enviado aos participantes do seminário que começou hoje no Vaticano sob o tema 'As mudanças climáticas e o desenvolvimento'.

No telegrama, o Papa expressa o desejo de que esta iniciativa "contribua para incentivar a busca e promoção de estilos de vida, modelos de produção e consumo, que respeitem tudo o que foi criado'.

Segundo o Papa, é necessário que estes modelos respeitem 'as reais exigências do progresso sustentável dos povos, levando em conta o destino universal dos bens'.

O Papa expressou seu apreço pela realização deste seminário, que busca 'aprofundar problemáticas de vital importância ambiental, ética, econômica, social e política, que têm repercussões nos setores mais fracos da sociedade'.

O seminário, que começou hoje e terminará na sexta-feira, reúne 80 especialistas procedentes de 20 países e pretende 'esclarecer algumas questões da mudança climática, que há muito tempo são objeto de debate entre os cientistas e que preocupam a opinião pública desorientada', informou o Vaticano.

A reunião foi organizada pelo Pontifício Conselho da Justiça e da Paz, e seu presidente, o cardeal Renato Raffaele Martino, destacou hoje 'que é necessário criar um equilíbrio entre as exigências da tutela ambiental e as do desenvolvimento dos povos mais necessitados'.