Mais dois mortos após passagem de tornado nos Estados Unidos

Por

Agência EFE

WASHINGTON - As autoridades locais confirmaram a morte de duas pessoas em Louisiana e Arkansas, subindo para 12 o número de vítimas fatais dos tornados que castigaram na terça-feira o sul e o meio-oeste dos Estados Unidos. Um homem de 101 anos morreu em conseqüência de um fogo originado por um raio na localidade de Shreveport (Louisiana), enquanto outra pessoa se afogou em um lago do Arkansas, depois que o barco em que estava encheu de água e afundou.

Equipes da Guarda Nacional e da Patrulha Fronteiriça continuam o trabalho de salvamento e retirada de escombros na região de Piedras Negras e Eagle Pass, as áreas mais afetadas pelo tornado que deixou pelo menos dez mortos na fronteira com o México. Durante a manhã de hoje, estas equipes ainda realizavam buscas casa por casa em Eagle Pass (Texas) para se certificar que não há mais mortos ou gente ferida sob os escombros.

Segundo as autoridades locais, entre 50 e 200 famílias perderam suas casas, já que na maioria dos casos se tratavam de traileres que foram destroçados pelos fortes ventos. De fato, cinco dos sete mortos da localidade texana eram membros de uma família que vivia em um desses traileres, que foi deslocado pelos fortes ventos e que chocou contra o prédio de uma escola. Por outro lado, na localidade mexicana de Piedras Negras calcula-se que ao redor de 300 casas foram seriamente danificadas pelo tornado e outras 1.000 pessoas tiveram que passar a noite em abrigos da região.

O fenômeno meteorológico se originou, segundo informações de especialistas à imprensa local, como conseqüência das fortes tempestades registradas em Oklahoma e Colorado, que causaram inundações em Iowa e Nebraska e deixaram uma camada abundante de neve na região das Montanhas Rochosas.