Fatah al-Islam ameaça ampliar atentados se ofensiva continuar

Por

Agência EFE

BEIRUTE - Um comandante do grupo islamita Fatah al-Islam ameaçou promover novos ataques fora do campo de Nahr al-Bared se as agressões contra os milicianos por parte do Exército libanês continuarem, informou nesta sexta-feira o jornal árabe al-Hayat.

- Se as agressões contra nós continuarem, nossa reação não se restringirá aos campos palestinos nem a Beirute. Todas as frentes estarão incluídas. As três explosões em Beirute e Aley serão só o princípio - disse Shihab al-Qadura, também conhecido como Abu Huraira.

O comandante foi identificado pela fonte como o número dois da organização, abaixo apenas de Shaker al-Absi, um palestino de nacionalidade jordaniana.

O jornal afirma que Qadura é um libanês de 36 anos, nascido na localidade de Mishmish, casado e pai de cinco filhos, o mais velho de 11 anos.

A fonte acrescentou que Qadura está liderando a ofensiva do Fatah al-Islam nos combates no campo de refugiados palestinos de Nahr al-Bared, perto da cidade de Trípoli, no norte do Líbano.

O comandante declarou ao jornal, numa entrevista por telefone, que esteve preso na Síria durante cinco anos, na sua juventude.

Ele acrescentou que seu grupo tem células adormecidas nos campos de refugiados palestinos e que elas estão prontas para responder violentamente, só esperando receber a ordem.

O comandante afirmou que não há relação entre seu grupo e o Hisbolá.

- Mas, apesar de nossas diferenças ideológicas, o Fatah al-Islam não se opõe ao esquema de luta contra Israel que o Hisbolá desenvolve no sul do país - acrescentou.