G8 está insatisfeito com luta contra cultivo de ópio no Afeganistão

Por

Agência EFE

BERLIM - Os ministros do Interior dos sete países mais industrializados e a Rússia (G8) expressaram nesta sexta-feira sua insatisfação com os esforços que o Afeganistão realiza na luta contra o cultivo de ópio.

- Os resultados são todo insatisfatórios - afirmou o ministro do Interior alemão, Wolfgang Schäuble, que presidiu a reunião de dois dias em Munique.

Em sua declaração final, os ministros expressam sua 'preocupação com o aumento da produção de ópio e suas conseqüências para o mercado internacional da droga'.

Schäuble qualificou a situação de 'horrível' e os ministros se comprometeram a buscar o apoio do Governo de Cabul para fazer frente a esta situação.

Os ministros sugerem uma ação de consenso que inclua medidas concretas contra os traficantes e os chefes do tráfico, que deverão ser aliadas à criação de cultivos alternativos.

Os representantes decidiram também trocar experiências e informações sobre o uso da internet por grupos terroristas e dar mais atenção ao problema da radicalização em países industrializados.

No comunicado final, o G8 se comprometeu a intensificar a cooperação na luta contra a pirataria e contra a pornografia infantil.