Soldado canadense morre em explosão de bomba no Afeganistão

Por

Agência EFE

TORONTO (CANADÁ) - O Ministério da Defesa do Canadá informou que um soldado canadense morreu nesta sexta-feira no Afeganistão enquanto realizava uma patrulha perto da localidade de Nalgham, cerca de 35 quilômetros a oeste da cidade de Kandahar.

As autoridades canadenses disseram que o soldado, cuja identidade não foi revelada porque sua família ainda não foi informada, fazia parte de uma patrulha conjunta afegão-canadense durante a Operação Hoover.

Quando a patrulha estava perto da localidade de Nalgham, uma bomba explodiu, causando a morte do soldado e ferindo outro militar canadense e um intérprete afegão.

O soldado ferido foi levado ao hospital instalado no aeroporto de Kandahar. O intérprete, que ficou levemente ferido, decidiu permanecer em Nalgham.

O Ministério da Defesa canadense afirmou em comunicado que centenas de soldados canadenses, afegãos e de outros países da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) iniciaram nas últimas horas a Operação Hoover para 'consolidar a segurança no distrito de Zharey'.

Com a morte desta sexta-feira, chega a 55 o número de soldados canadenses mortos no Afeganistão desde que o Canadá enviou as primeiras tropas ao país, em 2002. Um diplomata canadense também morreu em um ataque do talibã.

O Canadá possui cerca de 2.300 soldados mobilizados no Afeganistão, em sua maioria na província de Kandahar (sul), uma das mais conflituosas do país.

O primeiro-ministro canadense, Stephen Harper, realizou no início da semana uma visita surpresa ao Afeganistão e reafirmou o apoio de seu Governo à missão militar.

Harper insinuou que Ottawa poderia manter seus soldados após 2009, data na qual está previsto o fim do compromisso militar canadense no país.