UE: presidência expressa preocupação com escalada da violência em Gaza

Por

Agência EFE

BERLIM - A Presidência rotativa alemã da União Européia (UE) expressou nesta sexta-feira sua preocupação devido à ruptura do cessar-fogo entre israelenses e palestinos, e pediu que o Governo da Autoridade Nacional Palestina (ANP) faça tudo o possível para acabar os ataques contra cidades israelenses a partir da Faixa de Gaza.

- A Presidência está horrorizada pela morte de civis em ambos os lados nos atos de violência dos últimos dias - afirma, em comunicado emitido nesta sexta-feira, no qual lamenta a 'contínua' ruptura da trégua definida entre o presidente da ANP, Mahmoud Abbas, e o primeiro-ministro israelense, Ehud Olmert, em 25 de novembro.

O comunicado pede que Israel tenha moderação em suas reações e "evite' que haja novas vítimas fatais.

A Presidência da UE expressa também sua 'preocupação com a detenção de membros do Governo da ANP e de seu Conselho Legislativo, e adverte que essas ações 'dificultam' o 'necessário diálogo' entre ambas as partes.

Os ministros do Quarteto para o Oriente Médio (Estados Unidos, Rússia, União Européia e Nações Unidas) se reunirão na próxima semana, em Berlim, diante da escalada de violência registrada na zona.