Rússia manifesta decepção por Irã não cumprir resoluções da ONU
Agência EFE
MOSCOU - A Rússia mostrou hoje sua 'decepção' com a recusa do Irã de cumprir resoluções do Conselho de Segurança da ONU e as recomendações da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) em relação ao programa nuclear iraniano.
- A atitude do Irã nos causa grande decepção. Esperamos que Teerã reveja sua posição, disse nesta segunda-feira o vice-ministro de Assuntos Exteriores russo, Serguei Kisliak, citado pelas agências russas.
Moscou, que sempre se mostrou contrário à adoção de sanções dura contra Teerã, insiste em que 'ainda existe a possibilidade de solver o problema nuclear pelo caminho do diálogo' e que 'Rússia fez muito para isso'.
Na semana passada, a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) criticou o Irã em seu último relatório por ignorar as exigências da comunidade internacional e intensificar seu programa de enriquecimento de urânio.
O presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, respondeu que seu país 'não teme as ameaças' e que seguirá adiante com as atividades nucleares, incluindo o enriquecimento de urânio, já que 'está perto de seu objetivo final'.
Diplomatas do Irã e dos Estados Unidos tiveram hoje uma reunião em Bagdá, no primeiro contato oficial direto desde que os dois países romperam relações, em 1980, devido ao seqüestro de 52 americanos na embaixada dos EUA em Teerã.
Na semana passada, o presidente americano, George W. Bush, pediu mais rigor nas sanções contra o Irã devido a seu programa nuclear e "seus desafios ao mundo livre'.