Milicianos do Fatah tomam emissora do Hamas em Ramala

Por

Agência EFE

RAMALA - Milicianos do Fatah ocuparam uma emissora de rádio e televisão pertencente ao Hamas, na cidade de Ramala, disseram fontes do Ministério da Informação da Autoridade Nacional Palestina (ANP). Segundo testemunhas, milicianos do Fatah e membros das forças de segurança leais à ANP tomaram o controle da emissora de rádio e televisão 'Al-Aqsa', pertencente ao Hamas. Os invasores teriam destruído vários equipamentos e se apoderado de materiais diversos, um satélite e vários computadores.

Pouco após o ataque, a rádio começou a tocar músicas do Fatah, sinal de que a emissora havia sido completamente tomada pelo grupo leal ao presidente da ANP, Mahmoud Abbas.

Nesta terça-feira, Abbas voltou a pedir às milícias armadas que suspendam os confrontos que, desde ontem, já mataram 21 pessoas. Abbas fez esse novo pedido de trégua direto de Ramala, onde milicianos do Fatah seqüestraram o vice-ministro de Transportes e membro do Hamas, Fadi Shabani, de 46 anos.

Em Ramala, os seguidores do Hamas se encontram em estado de alerta máximo devido a possíveis represálias do Fatah pelos contínuos confrontos em Gaza.