Chefe do Escritório de Orçamento da Casa Branca apresenta renúncia
Agência EFE
WASHINGTON - O chefe do Escritório de Orçamento da Casa Branca, Robert Portman, apresentou sua renúncia e será substituído pelo ex-congressista Jim Nussle, informaram nesta terça-feira funcionários da Presidência americana.
A substituição de Portman é a última de uma série cada vez maior de altos funcionários que anunciaram sua saída da Casa Branca nos últimos meses.
O responsável pelo orçamento na Casa Branca deixou uma carreira de 12 anos como congressista por Iowa para se juntar em 2005 à equipe do presidente George W. Bush como representante de Comércio Exterior.
Portman assumiu o Escritório de Orçamento há pouco mais de um ano, quando seu antecessor no posto, Joshua Bolten, se tornou chefe de Gabinete do presidente.
Seu substituto era até agora um dos assessores de campanha do pré-candidato presidencial republicano Rudy Giuliani. Há um ano, Nussle, ex-congressista por Iowa, se apresentou às eleições para governador em Iowa mas acabou derrotado.
A saída de Portman se junta à recentemente anunciada pelo assessor político de Bush Dan Bartlett, que será substituído pelo ex-presidente do Comitê Nacional Republicano Ed Gillespie.
Nos últimos meses abandonaram também o Governo o 'número dois' do Conselho Nacional de Segurança, JD Crouch, substituído pelo general Douglas Lute, e a assessora legal de Bush Harriet Myers, que deu lugar ao advogado Fred Fielding.