Lorenzo perde força e vira tempestade tropical no México
REUTERS
CIDADE DO MÉXICO - O furacão Lorenzo foi rebaixado nesta sexta-feira para a categoria de tempestade tropical na área sobre o México, onde provocou fortes chuvas no Estado de Veracruz.
O Lorenzo perdeu força depois de ter chegado ao continente perto da cidade de Tuxpan, no golfo do México. A velocidade máxima de seus ventos caiu para 100 km/h às 6h (horário de Brasília), segundo o Centro Nacional de Furacões dos EUA.
A tempestade não parece ter afetado a produção petrolífera do México, mas cerca de 100 mil pessoas que moram entre Tuxpan e a cidade de Nautla, mais ao sul, foram retiradas e transferidas para abrigos.
De acordo com o centro dos EUA, à medida que o Lorenzo segue mais para o interior do país, ele deve se tornar uma depressão tropical e acabar por se dissipar.
O Lorenzo foi o terceiro furacão a atingir o México nas últimas semanas, depois da passagem do Dean e do Henriette em suas costas do Caribe e do Pacífico.
O furacão chegou à costa mexicana com o mais baixo grau na categoria de medição dos furacões, com ventos de 130 km/h.
A maior parte do Estado de Veracruz, especialmente ao norte de Tuxpan, enfrenta enchentes, após semanas de chuvas constantes. Tuxpan é basicamente um porto de grãos, mas abriga também uma grande frota da Marinha.