Ban Ki-moon se oferece para mediar disputa por ilhas Malvinas

Por

Agência AFP

NOVA YORK - O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, disse que se ofereceu para mediar a disputa entre Argentina e Reino Unido pela soberania das ilhas Malvinas, embora tenha esclarecido que sua oferta ainda não foi aceita.

Em uma entrevistada publicada pelo jornal "Clarín", Ban Ki-moon lembrou que a Assembléia Geral das Nações Unidas "decidiu que a maneira de avançar na disputa entre Argentina e Reino Unido é fazendo com que os dois países discutam e resolvam este tema de uma maneira pacífica, por meio do diálogo".

Em 1982, os dois países se enfrentaram em uma guerra pela soberania das Malvinas, no Atlântico, e que continuam sob domínio britânico.

Em 1965, o Comitê de Descolonização da ONU assinou uma primeira resolução pedindo às partes que se sentassem à mesa de negociação, mas o Reino Unido vem se negando desde então a abrir discussão em torno da soberania do arquipélago.

- Eu ofereci meus bons ofícios pelas Malvinas, os pus à disposição de ambos os países para quando queiram. Mas ainda não aceitaram minha oferta. Isto não depende do secretário-geral, depende dos Governos de ambos os países - disse Ban Ki-moon.