Portugal prende imigrante suspeito de terrorismo

Por

Agência EFE

LISBOA - A Polícia Judiciária (PJ) de Portugal prendeu nesta terça-feira, a pedido da Justiça italiana, um suspeito de fazer parte de uma rede terrorista internacional, informou seu diretor nacional adjunto, Baltazar Pinto.

O suspeito foi preso na cidade do Porto. Ele é de origem norte-africana e, além de terrorismo, também é suspeito de contrabando e imigração ilegal, disse Baltazar Pinto.

A Justiça portuguesa deve decidir em breve sobre a extradição do suspeito para a Itália.

Nem o nome nem o país de origem do preso foram divulgados. O suspeito vive em Portugal há três anos e tem documentação regular, afirmou o diretor adjunto da Direção Central de Combate ao Banditismo (DCCB), Luís Neves.

Na madrugada de hoje, a PJ recebeu um pedido europeu de prisão emitido pela Justiça italiana. Às 9h hora local (7h em Brasília), efetuou a detenção.

Neves disse que a investigação prévia foi realizada há meses pela Polícia italiana, que trocou informação com as autoridades portuguesa.

A Itália, com colaboração de França, Reino Unido e Portugal, iniciou na manhã de hoje uma operação antiterrorista para capturar suspeitos de terem criado uma célula fundamentalista em cidades européias.

O objetivo dos terroristas não seria realizar atentados na Europa, mas recrutar combatentes e enviá-los ao Iraque e ao Afeganistão.