Surge novo vídeo com ameaças islamitas contra Áustria e Alemanha
Agência EFE
VIENA - A Frente Global de Mídia Islâmica transmitiu à televisão austríaca 'ORF' um novo vídeo com ameaças terroristas contra Áustria e Alemanha, comunicou a rede de televisão austríaca.
O vídeo exige a libertação de dois supostos terroristas detidos no mês passado em Viena sob a suspeita de manter contatos com a Al Qaeda e de ter participado da produção do primeiro vídeo deste tipo, divulgado em março.
O novo vídeo, cuja produção terminou segundo alguns analistas há cerca de uma semana, é dirigido em primeiro lugar ao Governo da Alemanha e depois ao da Áustria, cuja bandeira é mostrada junto com fotos dos membros do Governo.
A fita exige a retirada de tropas estacionadas no Afeganistão e anuncia uma nova ofensiva de inverno dos talibãs.
Além disso, se vangloria dos atentados do dia 11 de setembro de 2001 e crítica a comunidade internacional e os muçulmanos que pretendem manter boas relações com os Estados democráticos.
O porta-voz do Ministério do Interior austríaco, Rudolf Gollia, confirmou que está de posse do vídeo, assegurando que não vê uma ameaça imediata para o país, mas os autores do clipe tinham a intenção de "provocar um escândalo nos meios de comunicação".
Dois supostos autores do vídeo que o grupo islamita enviou no mês de março aos Governos da Áustria e Alemanha estão em prisão desde meados de setembro.
Naquela primeira fita, um porta-voz mascarado lia uma mensagem em árabe acompanhada de imagens de lugares turísticos, soldados e a bandeira austríaca.
O Governo austríaco reforçou então as medidas de segurança para seus cidadãos no Afeganistão, embora se tratasse apenas de quatro oficiais ocupados na administração das tropas internacionais cuja estadia no país está prevista para terminar no final do ano.