Israel tenta fortalecer Abbas antes de cúpula nos EUA
REUTERS
JERUSALÉM - O governo de Israel intensificou nesta quarta-feira suas manobras para fortalecer o presidente palestino, Mahmoud Abbas, antes da conferência de paz sobre o Oriente Médio marcada para a próxima semana e que deve lançar negociações formais sobre a criação de um Estado palestino.
O governo israelense aprovou o envio de munições e de 25 tratores blindados para as forças de segurança de Abbas na Cisjordânia, território dominado pela facção Fatah, ligada ao presidente. A Fatah perdeu o controle da Faixa de Gaza em junho para o grupo islâmico Hamas, que se opõe às negociações de paz.
Autoridades de Israel disseram que outros 25 veículos podem ser enviados no futuro se as forças de Abbas conseguirem obter avanços no combate aos militantes. O grupo militante Brigadas Izz el-Deen al-Qassam, ligadas ao Hamas, descreveram o carregamento como um 'presente sionista' e acusaram os serviços de segurança palestinos na Cisjordânia ocupada de colaborarem com Israel.
O governo israelense, que controla as fronteiras da Faixa de Gaza, anunciou que o empobrecido território pode voltar a exportar flores e morangos para a Europa. A venda desses produtos rende 25 milhões de dólares por ano e foi suspensa quando Israel, em setembro, declarou o território uma entidade inimiga.