Musharraf se reúne com rei da Arábia Saudita e volta ao Paquistão

Por

Agência EFE

LAHORE - O presidente do Paquistão, Pervez Musharraf, retornou nesta quarta-feira para o seu país, após uma breve visita de um dia à Arábia Saudita, onde se reuniu com o rei Abdullah bin Abdul Aziz.

O presidente aterrissou no aeroporto de Chaklala ao amanhecer e foi recebido pelo primeiro-ministro interino, Mohammedmian Soomro, informou a rede de TV paquistanesa 'Dawn'.

Segundo a versão oficial, Musharraf pretendia discutir com Abdallah 'assuntos de interesse regional e internacional'. Os dois falaram sobre a situação no Paquistão e a realização de eleições legislativas, marcadas para 8 de janeiro.

Musharraf também justificou a sua decisão de declarar o estado de exceção em seu país, no dia 3.

Ainda não se sabe se, durante a sua permanência na Arábia Saudita, Musharraf manteve algum tipo de contato com o ex-primeiro-ministro paquistanês Nawaz Sharif, deportado em setembro.

Boa parte da imprensa paquistanesa especulava com a possibilidade de uma reunião entre os dois. Mas um porta-voz do partido de Sharif, a Liga Muçulmana do Paquistão-Nawaz, tinha afirmado que não aceitaria um encontro, como forma de protesto contra o estado de exceção.

Fontes diplomáticas em Riad admitiam contatos indiretos, com a mediação da Arábia Saudita.