Solana adia chance de reunião com iraniano sobre tema nuclear

Por

Agência EFE

BRUXELAS - O alto representante da União Européia (UE) para Política Externa e Segurança Comum, Javier Solana, disse hoje que 'será muito difícil' ocorrer a reunião da próxima semana com o novo negociador iraniano para assuntos nucleares, Sayed Yalili, mas que segue aberto para um encontro ainda esta semana.

Solana participará na próxima semana da conferência de paz do Oriente Médio em Annapolis (Estados Unidos), que será realizada dia 27, e por isso considerou complicado ajustar sua agenda.

"Vamos ver se podemos encontrar uma data, mas não acho que na próxima semana seja fácil', acrescentou Solana.

Solana e Yalili tinham decidido reunir-se novamente antes do fim do mês, e o alto representante europeu explicou que estava livre ao longo desta semana. Mas o Irã expressou que não podiam comparecer.

Além disso, uma reunião prevista para o final desta semana em Viena entre o Irã e Robert Cooper, um dos principais colaboradores de Solana, foi cancelada por motivo de doença do representante iraniano, disse Cristina Gallach, porta-voz do alto representante da UE.

Essa reunião seria realizada à margem do encontro do Conselho de Governadores da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) desta quinta e sexta-feira em Viena, que terá como tema principal o polêmico programa nuclear do Irã.