Presidente somali nomeia ex-policial novo primeiro-ministro
Agência EFE
MOGADÍSCIO - O presidente da Somália, Abdullahi Yousuf Ahmed, nomeou nesta quinta-feira Nour Hassan Hussein, um ex-funcionário da Polícia somali, para o cargo de primeiro-ministro, três semanas após o premier anterior, Ali Mohammed Ghedi, renunciar devido a suas divergências com o chefe de Estado.
- Assinei um decreto pelo qual nomeio Nour Hassan Hussein primeiro-ministro e desejo a ele que possa cumprir as tarefas encomendadas - afirmou Ahmed em entrevista coletiva em Baidoa, 250 quilômetros a nordeste de Mogadíscio, sede do Parlamento somali.
Hussein é um advogado de 69 anos que assumirá o cargo em meio a uma grave crise humanitária. Ele prestou serviços como coronel no departamento administrativo e financeiro da Polícia da Somália durante o Governo do ditador Mohammed Siad Barre, cuja queda, em 1991, deu início ao conflito civil e afundou o país no caos.
- Eu me comprometo a fazer o melhor que puder para cumprir as difíceis obrigações que terei, respeitando a Constituição federal somali - afirmou Hussein, atual diretor-executivo da Sociedade do Crescente Vermelho somali, a única organização humanitária local.
Ele pediu ajuda da população somali em seu esforço para restaurar a paz e a segurança no país.
- Farei o possível para restaurar a paz, estabelecer a reconciliação e facilitar o acesso das agências de ajuda aos que estão sofrendo - prometeu o novo chefe de Governo.