Atentado contra microônibus militar deixa 16 mortos no Afeganistão

Por

Agência EFE

CABUL - Pelo menos 16 pessoas morreram, entre elas oito soldados e quatro crianças, e mais de 12 ficaram feridas no oeste de Cabul em um atentado suicida com bomba cometido nesta quarta-feira contra um microônibus militar, informou uma fonte oficial.

O atentado ocorreu no começo do dia, quando um suicida detonou seu veículo contra um ônibus do Exército em uma artéria viária do distrito número sete de Cabul, segundo o porta-voz da Força Internacional de Assistência à Segurança (Isaf) Carlos Branco.

Branco disse que, por enquanto, os mortos são oito soldados do Exército afegão e oito civis, entre eles pelo menos quatro crianças, enquanto outras doze pessoas ficaram feridas na ação.

O porta-voz talibã Zabiullah Mujahid reivindicou a autoria do atentado em declarações à Agência Efe, afirmando que mais de 10 soldados do Exército afegão morreram na ação.

Horas antes, o porta-voz do Ministério da Defesa afegão Zahir Azimi tinha quantificado os mortos em 13 e os feridos em mais de 27.

O atentado foi cometido atrás do zôo de Cabul, em uma rua importante onde passam muitos ônibus e em uma hora na qual os cidadãos vão para o trabalho.

Nesta terça-feira, coincidindo com a visita ao país do secretário de Defesa dos EUA, Robert Gates, 22 civis ficaram feridos devido à explosão de um carro-bomba dirigido por um suicida na estrada que leva ao aeroporto de Cabul.

Depois de se reunir com o presidente afegão, Hamid Karzai, Gates pediu que as potências européias 'redobrem' seus esforços na luta contra os talibãs no Afeganistão.