Resultados de prévias da Califórnia só devem sair de madrugada
Agência EFE
WASHINGTON - Considerada a 'garota dos olhos' dos pré-candidatos republicanos e democratas que disputam hoje a chamada 'superterça', na qual 24 estados realizam sua prévias eleitorais, a Califórnia ainda deve demorar para ter seus vencedores anunciados.
A votação no estado tem encerramento previsto para as 20h locais (2h de Brasília), e a apuração deve varar a madrugada, caso sejam confirmados os prognósticos de comparecimento recorde de eleitores às urnas.
Além disso, o fato de a votação ainda ser realizada com cédulas de papel em alguns centros eleitorais do estado fará com que a apuração tenha que ser feita à maneira antiga, voto a voto.
O estado da California é considerado o principal dentre os 24 que realizam nesta terça-feira suas prévias eleitorais. Ao todo, o estado concederá 370 delegados ao vencedor das primárias democratas, e 170 aos republicanos.
Uma vitória no estado pode ser fundamental para a consolidação da liderança do senador John McCain, que reúne até o momento o maior número de delegados do lado republicano.
Nas primárias republicanas da Virgínia Ocidental, única da "superterça' cujos resultados já foram divulgados até o momento, o ex-governador do Arkansas, Mike Huckabee, ficou com a vitória, que lhe valeu 18 delegados.
No lado democrata, o estado também vem sendo alvo de dura disputa, entre os pré-candidatos Barack Obama e Hillary Clinton.
A senadora por Nova York delegou a seu marido e principal cabo eleitoral, o ex-presidente Bill Clinton, a incumbência de fazer campanha no estado.
Já Obama participou ontem de um comício na Unidade da Califórnia, em Los Angeles, no qual contou com a presença da apresentadora de TV Oprah Winfrey.