Lufthansa entra com ação contra ampliação do aeroporto de Frankfurt

Por

Agência EFE

FRANKFURT - A companhia aérea alemã Lufthansa deu entrada nesta sexta-feira em um processo contra os planos de ampliação do aeroporto de Frankfurt, aprovados pelo Estado federado de Hessen (oeste) em dezembro após nove anos de disputa. A empresa informou que a ação toma como base a limitação do tráfego aéreo noturno. A Lufthansa é a terceira companhia aérea a apresentar uma ação contra os planos de ampliação da sociedade gestora do aeroporto, Fraport, aprovados pelo Governo do Estado federado de Hesse.

As companhias aéreas TUIfly e Condor também entraram com um processo contra a medida. A Lufthansa deseja ter 41 vôos noturnos, mas o plano aprovado prevê apenas que a empresa tenha 17. Desde 1998, a Fraport quer ampliar sua capacidade de pousos e decolagens dos atuais 500 mil para 700 mil com uma nova pista de aterrissagem e um terceiro terminal. Moradores da região e organizações de proteção ao meio ambiente se opõem à construção da nova pista de aterrissagem nas imediações do aeroporto, que começará a operar em 2011.

O acordo assinado restringe notavelmente o tráfego aéreo noturno no conjunto do aeroporto e o proíbe totalmente entre 24h e 6h (20h e 2h de Brasília) na nova pista. A Fraport deve investir 4 bilhões de euros (US$ 5,76 bilhões) na ampliação. O número de pousos e decolagens por hora aumentará de 82 a 126 com a nova pista, que terá 2.800 metros de comprimento. A sociedade gestora do aeroporto de Frankfurt calcula que em 2020 o número de passageiros será de 88,6 milhões de pessoas, frente aos 52,8 milhões de 2006.