ONU tenta impulsionar acordo sobre mudança climática

Por

Agência EFE

NOVA YORK - A Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas inicia na segunda-feira um debate de alto nível que se estenderá por dois dias sobre a luta contra a mudança climática, visando impulsionar o acordo alcançado em dezembro na conferência internacional de Bali (Indonésia) para reduzir a emissão de gases poluentes.

Cerca de 20 ministros e centenas de representantes de mais de cem países se unirão ao empresário britânico Richard Branson e ao prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, para discutir os próximos passos na luta contra a mudança climática.

A conferência na ilha indonésia terminou com um acordo assinado por 187 países que supõe a admissão por parte dos signatários, inclusive os Estados Unidos, da necessidade de um acordo global mais ambicioso que o Protocolo de Kioto. A reunião também deu início às negociações para substituir este último tratado em 2009.

O presidente da Assembléia Geral, Srgjan Kerim, assegurou em comunicado à imprensa que o debate não pretende substituir as negociações iniciadas em Bali.

- Nosso objetivo é apoiar o processo, é preciso manter o impulso conquistado no Mapa do Caminho de Bali (roteiro com os princípios que vão guiar as negociações do regime de mudanças climáticas) - indicou.

O ex-ministro de Relações Exteriores macedônio acrescentou que a mudança climática é um "problema que deve ser combatido de maneira sistemática, por isso a Assembléia Geral deve estar trabalhando de forma contínua".

Outro propósito dos debates é encontrar a melhor estratégia para que os diversos programas e agências que formam o sistema da ONU contribuam de maneira efetiva para a redução de emissões de gases poluentes.