Bento XVI comemora nesta quarta-feira seu 81º aniversário
Agência EFE
WASHINGTON - O papa Bento XVI, que chegou hoje a Washington para começar uma viagem de cinco dias pelos Estados Unidos, comemora amanhã seu 81º aniversário com um encontro com o presidente americano, George W. Bush, na Casa Branca, e um almoço privado com cardeais americanos dos EUA.
Bento XVI chegou hoje a Washington por volta das 17h, onde, após ser recebido por Bush, foi para a sede da Nunciatura para descansar depois de dez horas de vôo.
O pontífice começará sua jornada com uma missa privada na sede da Nunciatura, onde ficará durante sua estadia em Washington.
À 13h30 (em Brasília), Bento XVI será recebido por Bush, como é tradição no caso dos chefes de Estado, no jardim da Casa Branca, com 21 tiros de canhão e o desfile das bandas militares 'Old Guard Fife' e 'Drum Corps', e cerca de dez mil pessoas esperarão o papa fora da residência presidencial.
Após discursar, Bush e Bento XVI se retirarão ao Salão Oval para um encontro privado, onde a Guerra do Iraque e a situação do Tibete serão alguns dos assuntos discutidos.
Ambos têm em comum sua rejeição a temas como a eutanásia, os casamentos homossexuais ou a pesquisa com células-tronco embrionárias, mas o pontífice levará à Casa Branca sua oposição à pena de morte, um tema que divide os católicos do país.
Paralelamente, no escritório do Gabinete, a secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, e seu colega no Vaticano, Tarciso Bertone, se encontrarão, em uma reunião da qual também participarão o núncio apostólico Pietro Sambi e a embaixadora dos EUA perante a Santa Sé, Mary Ann Glendon.
Bento XVI é o segundo papa que será recebido na Casa Branca depois que, em 1979, João Paulo II se reuniu na residência presidencial com Jimmy Carter.
O pontífice comemorará seu aniversário com comida italiana, cuja preparação ficará a cargo de Fabio Salvatore, um dos cozinheiros mais famosos de Washington, ao qual comparecerão alguns dos 17 cardeais dos Estados Unidos e membros da Conferência Episcopal do país.
Após o almoço, ele receberá os responsáveis das cinco grandes fundações de caridade católicas nos EUA: Knights of Columbus, Patrons of the art, Centesimus Annus Pro Pontifice, The Papal Foundation e The Franciscan Foundation for the Holy Land.
À tarde, se reunirá com cerca de 400 bispos americanos na Basílica do Santuário Nacional da Imaculada Conceição.
Bento XVI não participará do jantar que Bush oferecerá pela noite em sua honra e se retirará à Nunciatura, pois o Vaticano lembrou que "não é costume dos Papas comparecer a este tipo de atos'.
Do jantar participarão os membros da delegação do Vaticano, os cardeais americanos e algumas autoridades do país, mas se desconhece ainda se Bertone estará presente.