Israel retoma fornecimento de diesel e gás de cozinha à Faixa de Gaza
Agência EFE
JERUSALÉM - Israel retomou hoje pela primeira vez em sete dias o abastecimento de combustíveis à Faixa de Gaza, mas, por enquanto, só diesel para uso industrial e gás de cozinha, informaram fontes de segurança israelenses:
-Esta tarde, começou a fluir o combustível pela estação de Nahal Oz, de acordo com as instruções do ministro da Defesa' israelense, Ehud Barak , disseram as fontes, que não informaram as quantidades que foram transferidas até agora.Só esta noite teremos uma idéia do combustível entregue', acrescentou o porta-voz.
Israel suspendeu o fornecimento de combustíveis na quarta-feira passada, após um ataque palestino ao terminal de Nahal Oz no qual dois israelenses morreram.
Mahmoud al-Khuzundar, subdiretor da Federação de Postos de Gasolina em Gaza, confirmou que quatro caminhões com diesel e outros quatro com gás de cozinha transferiram combustível aos depósitos no território palestino, mas depois o processo parou.
Barak ordenou na segunda-feira transferir 2,2 milhões de litros semanais para que a central elétrica da Faixa de Gaza continue em funcionamento.Também será transferido, em quantidades menores, gás de cozinha, mas não combustível de uso privado para locomoção. A situação nos postos de gasolina é de completa escassez. A maioria dos motoristas tem que deixar seus carros estacionados devido à recusa de Israel em vender gasolina.