Bomba explode em sede do PSE em Bilbao, na Espanha
REUTERS
BILBÃO, ESPANHA - Uma bomba escondida em um bolso explodiu nesta quinta-feira junto a uma sede do Partido Socialista de Euskadi (PSE) na cidade espanhola de Bilbao e deixou feridos sete efetivos das forças de segurança, que haviam isolado a área depois de receber um telefonema em nome do ETA.
A bomba explodiu às 6h (2h no horário de Brasília), meia hora depois que uma ligação anônima advertiu sobre sua colocação em nome do grupo separatista basco ETA, disse um porta-voz da Ertzainzta, a polícia autônoma basca.
Vários agentes da polícia autônoma foram afetados nos ouvidos pela onda expansiva da explosão e outro ficou ferido ao cair de uma escada. Outros agentes ficaram levemente feridos pela quebra de cristais, acrescentou outro porta-voz.
O conselheiro do Interior do governo basco, Javier Balsa, explicou em declarações à Rádio Euskadi que os ertzainas ficaram feridos porque no local "as ruas são muito estreitas, e foi retardado o deslocamento porque havia uma pessoa idosa. Por isso foram afetados pela onda expansiva, especialmente os ouvidos".
O explosivo estava situado junto à Casa do Povo do PSE no bairro de La Peña, que era o alvo da bomba segundo Balza. Não se tratava de um trote para a Ertaintza como em outras ocasiões.
O conselheiro revelou que o Interior mantém um dispositivo especial de vigilância das sedes socialistas.
O Partido Socialista Operário Espanhol emitiu um comunicado de condenação ao atentado.