Chanceler espanhol visita Brasil, Haiti, Peru e Argentina

Por

Agência ANSA

MADRI - O chanceler espanhol, Miguel Angel Moratinos, começa nesta quinta-feira uma viagem por Brasil, Haiti, Peru e Argentina, com o objetivo de expressar o comprometimento da Espanha e da União Européia (UE) com o desenvolvimento da região, informaram fontes diplomáticas.

Em Brasília, Moratinos se reunirá com empresários e discutirá com Celso Amorin sobre o controle de fronteiras para cidadãos de ambos os países, após as queixas do Executivo brasileiro sobre o elevado número de brasileiros retidos no aeroporto de Madri.

A visita começa pelo Haiti, onde o chanceler vai transmitir o apoio da Espana ao país, que atravessa momentos difíceis.

Em Lima, conversará no sábado com o chanceler peruano, José Antonio García Belaúnde, sobre a cúpula entre UE, América Latina e Caribe, que acontecerá na capital peruana em maio.

Durante a visita à Argentina, a primeira de um membro do governo espanhol ao país desde que Cristina Fernández de Kirchner chegou ao poder, Moratinos conversará com seu colega, Jorge Taiana, sobre o acordo de associação estratégica firmado entre os dois países em 2005, e se reunirá com empresários.

Na próxima segunda-feira, Moratinos participará em Buenos Aires do seminário da Aliança de Civilizações sobre a situação da mulher no mundo.