Cuba vê Obama 'construtivo' e McCain como 'dinossauro'
REUTERS
HAVANA - O candidato democrata à Casa Branca, Barack Obama, tem uma posição mais 'construtiva' com relação a Cuba do que seu rival John McCain, um 'dinossauro político', disse na quarta-feira o chanceler da ilha, Felipe Pérez Roque.
Em entrevista à CNN Em Espanhol, Pérez Roque disse que Cuba não torce por nenhum candidato na eleição de terça-feira próxima. Mas afirmou que 'o sr. Obama tem sido mais respeitoso em declarações sobre Cuba, inclusive estaria disposto a se sentar (para dialogar) sem pré-condições'.
Obama, que lidera as pesquisas, diz estar disposto também a flexibilizar restrições de viagem e o envio de remessas para Cuba, lembrou Pérez Roque.
McCain, por sua vez, disse na quarta-feira em Miami, reduto da oposição ao regime cubano, que só conversará com Havana no dia em que não houver mais presos políticos na ilha.
- As palavras de McCain me repugnam. Lembram um dinossauro político repetindo idéias gastas e mensagens vazias - afirmou o ministro, que na quarta-feira encabeçou a delegação que conseguiu aprovar, com 185 votos, uma resolução da Assembléia Geral contra o embargo dos EUA à ilha - o que não terá nenhum efeito prático.
- Cuba sabe que, seja quem for o próximo presidente dos Estados Unidos, terá que se deparar com a retificação de uma política injusta e ilegal contra Cuba - disse Pérez Roque.