Democratas tomam um governo de Estado dos republicanos
Michael Conlon, REUTERS
CHICAGO - Os democratas tomaram dos republicanos a cadeira de governador no Missouri nesta terça-feira, mas o controle partidário não trocou de mãos na maior parte das 11 disputas estaduais realizadas em paralelo à eleição presidencial. Os resultados foram significativos porque afetam a maneira como o mapa político do país será redesenhado após o censo de 2010.
Os líderes estaduais desempenharão um importante papel no novo desenho dos mapas legislativos baseados na população - incluindo as áreas geográficas nas quais os membros da Câmara dos Deputados são eleitos.
No Missouri, Jay Nixon, por muito tempo advogado-geral do Estado, derrotou o congressista em sexto mandato Kenny Hulshof na disputa pelo assento atualmente ocupado pelo governador republicano Matt Blunt, que não tentou a reeleição.
Mas os republicanos mantiveram o controle sobre Indiana, Dakota do Norte, Vermont e Utah. Os democratas fizeram o mesmo em Delaware, Virgínia Ocidental, New Hampshire, Carolina do Norte e Montana.
A corrida pelo governo de Washington permanecia indefinida, com uma reedição da disputa de 2004 na qual a atual governadora democrata Christine Gregoire bateu o republicano Dino Rossi por apenas 133 votos.
Até as eleições desta terça-feira, havia 28 governadores democratas e 22 republicanos. Desse total, seis assentos republicanos e cinco democratas estavam em jogo.