Kirchner, Bachelet e Uribe saúdam a vitória de Obama
Agência AFP
BUENOS AIRES - A presidente argentina Cristina Kirchner definiu a vitória de Barack Obama como um marco importante na luta contra a discriminação e em prol da igualdade de oportunidades, em carta enviada ao novo presidente americano nesta quarta-feira.
- Todas as minorias do mundo observam com grandes esperanças como o povo americano novamente caminha junto a elas, da mesma forma que o mundo marchou, mesmo a longa distância geográfica, com Martin Luther King na épica marcha em Washington, afirmou a presidente.
O presidente colombiano, Alvaro Uribe, também felicitou o novo presidente americano, mas admitiu que o Tratado de Livre Comércio (TLC) seja aprovado antes que termine o governo de George W. Bush.
- Felicitações ao presidente Obama e ao povo dos Estados Unidos por essa grande democracia que é motivo de admiraçao, afirmou Uribe à rádio Caracol, quando também expressou seu desejo de que o TLC seja negociado o mais rápido possível.
A presidente chilena, Michelle Bachelet, por sua vez, parabenizou Obama e afirmou que compartilha de seus princípios de justiça social e igualdade de oportunidades.
- Dese país tão ao sul da Américas, nossos votos de êxito em sua gestão, afirmou Bachelet.