Powell elogia eleição de Obama mas descarta voltar ao governo
REUTERS
HONG KONG - O ex-secretário de Defesa dos Estados Unidos Colin Powell classificou a vitória de Barack Obama na eleição presidencial norte-americana como um dia histórico para o país, mas descartou a probabilidade de participar da administração do democrata.
- O presidente eleito Obama será um presidente para toda a América, disse Powell a jornalistas em Hong Kong.
Powell é um dos negros norte-americanos mais proeminentes. Ele serviu o Exército e ao governo por 40 anos,
Powell elogiou Obama por conduzir um campanha abrangente que ultrapassou barreiras étnicas, sociais e etárias e descreveu a vitória do senador democrata como uma ocasião histórica.
- O fato dele também ser negro só ativou a América, isso é muito emocionante, disse Powell sobre Obama, o primeiro presidente negro dos Estados Unidos.
Powell, general norte-americano aposentado e ex-secretário de Estado da administração do republicano George W. Bush, declarou apoio a Obama em outubro, quando chamou o democrata de - figura da transformação - dizendo que ele poderia ser um - presidente excepcional.
No entanto, Powell descartou a possibilidade de fazer parte da nova administração Obama com comentários ligeiramente diferentes daqueles que havia feito no último mês, quando disse não estar à procura de emprego, mas que poderia considerar se fosse cogitado.
- Eu não estou interessado em um cargo no governo, e nem me foi oferecido um. Eu não espero que me ofereçam, disse.
- Se ele me ligasse para pedir um conselho, eu já ficaria mais do que feliz em dá-lo, mas eu não posso esperar para voltar ao governo, acrescentou.