Premier britânico e presidente palestino discutem processo de paz

Por

Agência ANSA

LONDRES - O primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, e o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, reuniram-se nesta quinta-feira na residência oficial de Downing Street, em Londres, para falar sobre o processo de paz no Oriente Médio.

Eles conversaram sobre medidas após a ofensiva israelense na Faixa de Gaza, que terminou com um saldo de mais de mil mortos, entre eles mulheres e crianças, e milhares de feridos.

Segundo Abbas, Israel deve ser julgado por crimes de guerra. - Aqueles que cometeram estes crimes devem ser julgados, para que não se repitam - defendeu o presidente. - Estamos estendendo nossa mão para conseguir a paz com Israel, mas o que fizeram foi lamentavelmente um crime de guerra - afirmou.

O líder palestino também denunciou os ataques com mísseis do Hamas em Israel, o que, segundo Tel-Aviv, motivou a ofensiva, reiterando que "as portas estão abertas" para a criação de um governo de unidade com o Hamas.

Ainda hoje, o Hamas negou as acusações de funcionários da ONU que afirmam que membros do grupo confiscaram 3.500 cobertores e 400 caixas de comida de um galpão das Nações Unidas na Faixa de Gaza, que beneficiariam 500 famílias.

Cerca de metade da população da Faixa de Gaza, de 1,5 milhão de habitantes, depende de ajuda humanitária desde que Israel bloqueou as fronteiras do território, há 19 meses.