Chanceler peruano exalta boas relações com o Japão e fala em TLC
Agência ANSA
TÓQUIO - O ministro das Relações Exteriores do Peru, José Antonio García Belaunde, declarou nesta segunda-feira que as relações bilaterais com o Japão passam por "um momento extraordinário" e disse estar otimista em relação à assinatura de um Tratado de Livre Comércio (TLC) entre os dois países.
O chanceler, que na semana passada visitou Tóquio, afirmou que a "etapa fria" dos vínculos com o país asiático, que segundo ele marcou o governo do ex-presidente Alejandro Toledo (2001-2006), "foi superada".
Segundo Belaunde, as autoridades de Peru e Japão devem iniciar este mês as conversas preliminares para negociar a assinatura de um TLC.
Além do Japão, o Peru negocia a assinatura de um acordo de livre comércio também com a China. Um convênio semelhante já foi firmado junto ao governo dos Estados Unidos.
O ministro, que está no Egito para participar de uma reunião de chanceleres sul-americanos e dos países árabes, enfatizou ainda a necessidade de que o Peru tenha uma presença mais importante no Oriente Médio.
- É necessário ampliar os espaços e a presença do Peru no mundo árabe, onde haverá oportunidades muito importantes para investimento - explicou Belaunde.
O encontro ministerial, que será realizado entre amanhã e quarta-feira no Cairo, faz parte da preparação para a 2ª Cúpula América do Sul-Países Árabes (Aspa), marcada para o dia 31 de março no Catar. A primeira edição da cúpula ocorreu em Brasília, em maio de 2005.