Ex-guerrilheiro é condenado por sequestro de italianos

Por

Agência ANSA

BOGOTÁ - Um ex-integrante do Exército de Libertação Nacional (ELN) foi condenado a 17 anos de prisão pelo sequestro de três cidadãos italianos em setembro de 2000, informou a Procuradoria-Geral da Colômbia.

Albeiro Alonso Atehortúa García, conhecido pelos apelidos "Richard Mouse", ex-guerrilheiro do grupo "José Alirio Buitrago" da guerrilha ELN, teve sua sentença antecipada e recebeu o beneficio de diminuir 50% da pena.

Atehortúa García está preso no presídio de segurança máxima de Cóbita, localidade do departamento (estado) de Boyacá, no centro do país.

Quando foram sequestrados, os italianos Claudio Cerallio, Pietro Bocchiola e Gaetano Izzia viajaram à Colômbia para a instalação de máquinas da Companhia Nacional de Chocolates, uma das principais empresas do setor alimentício do país.

Os três estrangeiros permaneceram em cativeiro por dois anos e foram soltos após o pagamento do resgate ao ELN, considerado o segundo maior grupo armado da Colômbia, depois das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).