Chanceler uruguaio se reunirá com Hillary Clinton em Washington
Agência ANSA
MONTEVIDEU - A diplomacia uruguaia anunciou nesta quinta-feira que o chanceler do país, Gonzalo Fernández, irá a Washington este mês e se reunirá com a secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton. O encontro deve ocorrer dentro de duas semanas.
Segundo a revista uruguaia Búsqueda, Fernández viajará aos Estados Unidos por ocasião do 50º aniversário do Tratado da Antártida, mediante o qual nações que reclamavam partes do continente se comprometeram a abdicar de suas pretensões para permitir a exploração científica do território.
Esta será a primeira reunião de Hillary Clinton com um membro do Executivo uruguaio. O chanceler também será recebido pelo representante comercial dos Estados Unidos, Ron Kirk, com quem discutirá detalhes do Tratado Marco de Comércio e Investimentos (Tifa), firmado pelos dois países em 2007 e que funciona como uma antessala para um Tratado de Livre Comércio (TLC).
Na última segunda-feira, o ministro das Relações Exteriores do Peru, José Antonio García Belaunde, anunciou que também irá a Washington e se reunirá com Hillary no dia 6.