Polônia lembra aniversário da morte de João Paulo II
Agência ANSA
VARSÓVIA - A Polônia, terra natal do papa João Paulo II, lembra nesta quinta-feira o quarto aniversário de sua morte, ocorrida no dia 2 de abril de 2005.
Durante o dia, fogueiras serão acesas no alto das Montanhas Tatras, na fronteira com a Eslováquia, e haverá celebrações religiosas, iniciativas culturais e esportivas.
Na cidade de Cracóvia, sul do país, será inaugurado às 21h37 locais, horário da morte de João Paulo II, um site dedicado a sua vida e pontificado.
Em Wadowice, haverá uma procissão que terminará com uma missa na casa onde nasceu Karol Wojtyla, nome de batismo de João Paulo II, em 1920.
Dez filmes serão projetados em Varsóvia, na Praça Pilsudski, e ao anoitecer os fiéis acenderão velas ao longo da avenida que leva o nome do Papa.
Em Tarnów, também sul do país, uma equipe de natação percorrerá uma distância de 26 quilômetros e 516 metros para lembrar os 26 anos, cinco meses e 16 dias do papado de João Paulo II, entre 1978 e 2005.
As homenagens ao Pontífice tiveram início há alguns dias no país. Uma das mais interessantes é um concurso organizado por uma rede de televisão cujo tema é a biografia de João Paulo II.
No Vaticano, seu sucessor, o papa Bento XVI, celebra na tarde de hoje uma missa solene na Praça São Pedro, com a presença do cardeal de Cracóvia, Stanislaw Dziwisz, que foi secretário pessoal de João Paulo II durante dez anos.