Presidente mexicano visita Colômbia e o Uruguai na próxima semana

Por

Agência ANSA

CIDADE DO MÉXICO - O presidente mexicano, Felipe Calderón, realiza na próxima semana uma viagem à Colômbia e Uruguai, países onde se reunirá com seus respectivos colegas, Álvaro Uribe e Tabaré Vázquez.

Calderón chega a Bogotá na próxima quarta-feira e permanece por dois dias em visita oficial. Ele vai se encontrar com Uribe para estreitar as relações comerciais binacionais e os dois devem reforçar o esforço mútuo para enfrentar o crime organizado e o narcotráfico.

Os presidentes participarão também da abertura da Feira Internacional do Livro da Colômbia, que tem este ano o México como país convidado de honra.

No dia 13, antes de partir para o Uruguai, Calderón se reunirá com o presidente da Suprema Corte de Justiça, Augusto Ibañez, com representantes do Congresso e com o prefeito de Bogotá, Samuel Moreno.

Na sexta-feira (14), ele chega a Montevidéu, onde pretende ficar por 36 horas. Logo pela manhã, Calderón terá uma reunião a portas fechadas com Vázquez na antiga sede da presidência, o Edifício Independência. Ao término do encontro, os presidentes devem firmar acordos e participarão de uma coletiva de imprensa.

No mesmo dia, Vázquez e Calderón visitarão a Escola México e vão entregar o computador de número 300 mil do Plano Ceibal, que promove a inserção digital com a doação de notebooks a estudantes uruguaios.

Ainda na sexta-feira, o mexicano irá à Assembleia Geral, onde se encontrará com o vice-presidente do Uruguai, Rodolfo Nin Novoa, e depois fará um discurso para os legisladores uruguaios.

Calderón visitará ainda a Suprema Corte de Justiça e a Prefeitura de Montevidéu, onde também receberá, do prefeito Ricardo Ehrlich, as chaves da cidade. A viagem termina com um jantar na residência presidencial do bairro do Prado.