Uribe atrás do terceiro mandato
Jornal do Brasil
BOGOTÁ - O jornal espanhol El Pais publicou sexta-feira que o presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, está fazendo pressão para que seja aprovada a lei que lhe permitirá ser eleito para um terceiro mandato.
Segundo o jornal, duas frentes ocuparam nos últimos dias a atenção do presidente colombiano. No plano interno, o dirigente está empenhado em levar adiante o projeto de lei que lhe abriria as portas para um terceiro mandato. Pela primeira vez, Uribe pediu abertamente que os deputados que o apoiam se envolvam para que o projeto seja aprovado o quanto antes. Na frente internacional, Uribe pretende fechar neste fim de semana um acordo de cooperação militar com os EUA que causou protestos na região. Em meio à polêmica, Uribe confirmou na quinta-feira que participará da cúpula extraordinária da União de Nações Sul-americanas (Unasul) que se realizará em 28 de agosto na Argentina, para debater o tema.
De acordo com o El País, Uribe vem dedicando grande parte de sua agenda para ter aprovado o referendo que possibilitaria sua reeleição. A iniciativa, que tem o apoio de 5 milhões de assinaturas, está bloqueada no Congresso. O referendo derrapa há meses no último trâmite: uma conciliação, já que as duas Câmaras - devido a um erro inicial de redação - aprovaram textos diferentes. Um indica que a reeleição seria em 2010; o outro, em 2014. O senador Héctor Helí Rojas afirma que o governo, apesar da divisão e de indícios de rebelião na bancada, tem os votos necessários para conseguir seu objetivo.