Rússia encontra navio desaparecido

Por

REUTERS

MOSCOU - A Rússia garante ter encontrado o navio mercante cujo desaparecimento preocupava as autoridades marítimas europeias. A embarcação estava perto de Cabo Verde, e a tripulação está viva, disse nesta segunda-feira o ministro da Defesa, Anatoly Serdyukov. Ele afirmou ao presidente Dmitry Medvedev que a tripulação do navio Arctic Sea, que havia sumido há duas semanas, foi transferida para um navio da Marinha russa.

- Hoje, à 1h da manhã no horário de Moscou, o navio foi encontrado a 300 milhas do arquipélago de Cabo Verde - disse Serdyukov a Medvedev durante a visita presidencial à cidade russa de Astracã, no sul do país.

- A tripulação foi transferida para nosso navio antissubmarinos, o Ladny, onde estão sendo interrogados para esclarecer todas as circunstâncias do desaparecimento - contou. - Os tripulantes estão vivos, e bem - acrescentou.

O Kremlin ordenou que navios de guerra russos se juntassem às buscas pela embarcação de 4 mil toneladas e 98 metros após o sumiço em águas europeias.

O barco, registrado em Malta, carregava US$ 1,3 milhão em madeira e deveria desembarcar no porto argelino de Bejaia em 4 de agosto.