Exército de Honduras invade e tira do ar emissora de rádio local
REUTERS
TEGUCIGALPA - Soldados do Exército de Honduras invadiram e tiraram do ar na madrugada desta segunda-feira a emissora Rádio Globo, horas depois que o governo interino anunciou medidas para silenciar meios de comunicação que apoiam o presidente deposto, Manuel Zelaya, disse o diretor da emissora.
O governo golpista de Honduras suspendeu por 45 dias as garantias constitucionais, segundo um decreto que restringe as liberdades de circulação e expressão, e proíbe as reuniões públicas, entre outras medidas.
O ministro do Interior, Oscar Matute, disse que os veículos de imprensa que incitarem a violência devem ser regulados pelo novo decreto. O governo interino também afirmou neste domingo que a embaixada do Brasil perderá seu status diplomático caso o país não cumpra o prazo de 10 dias para definir a situação do presidente deposto Manuel Zelaya, que está refugiado na representação brasileira na capital hondurenha, Tegucigalpa.
Zelaya, deposto e expulso de Honduras por um golpe de Estado, em junho, está na embaixada brasileira desde a segunda-feira passada, após voltar secretamente ao país. O governo de Roberto Micheletti acusa Zelaya de usar a sede diplomática para "gerar violência" no país.