Divulgadas novas imagens de atentados terroristas em Bagdá

Por

Portal Terra

BAGDÁ - Foram divulgadas nesta terça-feira imagens do momento de uma das explosões que mataram 155 pessoas em Bagdá, no último domingo. No vídeo, é possível ver as colunas de fumaça que se formam em seguida sobre edifícios governamentais, alvos dos ataques suicidas. Além disso, em meio à destruição, supostos bombeiros aparecem tentando controlar o fogo.

No domingo passado, dois caminhões-bomba explodiram próximo ao Ministério da Justiça e em frente ao Conselho Provincial de Bagdá, deixando o maior número de mortos em um atentado nos últimos dois anos.

O Estado Islâmico do Iraque, uma organização de grupos terroristas ligada à Al-Qaeda, assumiu a autoria dos atentados. O grupo, que usa um discurso retórico similar ao de outros comunicados, já tinha se declarado responsável pelos atentados registrados em 19 de agosto em Bagdá contra várias sedes ministeriais que deixaram 87 mortos e 1.203 feridos.

Uma nota, assinada pelo "Ministério da Informação do Estado Islâmico do Iraque", assegura que com os atentados de domingo é inaugurada a segunda fase do que chamam de "plano da colheita do bem".

O Estado Islâmico do Iraque, criado em outubro de 2006, é uma organização da qual fazem parte oito grupos armados iraquianos e está diretamente vinculada com a Al-Qaeda, dirigida por Osama bin Laden.

Autoridades afirmam que dois micro-ônibus foram usados nos ataques de domingo, infringindo uma regra que proíbe a circulação de veículos grandes no fortemente policiado centro de Bagdá.

Os dois veículos eram dirigidos por suicidas que partiram de uma localidade próxima, de acordo com imagens aéreas obtidas de aeronaves operadas pelos EUA que cobrem o espaço aéreo sobre a cidade.

O ataque do fim de semana despertou novos temores sobre a segurança no Iraque durante os preparativos para a eleição de janeiro, enquanto as forças norte-americanas se preparam para deixar totalmente o país até o fim de 2011.