EUA negam invasões no espaço aéreo da Venezuela
Agência ANSA
WASHINGTON - O governo dos Estados Unidos voltou a negar que seus aviões militares tenham invadido o espaço aéreo da Venezuela, como tem sido frequentemente denunciado por esse país.
De acordo com o ministro conselheiro da embaixada de Washington em Caracas, John Caulfield, apenas uma vez, em 2008, ocorreu um incidente desse tipo, mas que já teria sido "superado".
- Com base em informações que recebi de meu governo, não houve nenhuma violação por parte de nossos aviões militares no espaço aéreo venezuelano - indicou Caulfield, que foi convocado para uma reunião sobre o assunto pelo chanceler da Venezuela, Nicolas Maduro.
No entanto, na semana passada, a televisão estatal Telesur divulgou a gravação com um diálogo entre a torre de controle do aeroporto de Maiquetía e o piloto de um avião militar norte-americano como prova de uma outra invasão desse país no espaço aéreo venezuelano, em maio de 2009.
Além disso, o governo do presidente Hugo Chávez tem denunciado novas incursões de aeronaves dos EUA em seu território.
O ministro do Interior venezuelano, Tareck El Aissami, informou que um avião King 300, com registro norte-americano, foi interceptado durante a madrugada de ontem na região do estado de Guárico.